Olá pessoas!
Para nosso primeiro post "sério" nada mais ideal do que falar um pouco sobre o que realmente é informação.
Conceituar INFORMAÇÃO é algo realmente difícil. A própria esfera científica admite várias definições para o termo. Sua definição ou conceituação está diretamente ligada ao contexto e à forma como ela é empregada por quem a define. É perceptível que, praticamente, cada professor, profissional ou área de estudo e pesquisa científica possui uma definição diferente para informação, principalmente, relacionado com o meio de atuação.
Depois de ler e conhecer a visão de alguns autores mais conhecidos (Capurro, Barreto, Le Coadic) e de conhecer a visão de alguns profissionais da área cheguei a uma conclusão sobre o que é informação. Como não existe uma definição universal, apoiei-me no que consegui entender sobre este objeto de estudo tão fascinante. Ora, informação está diretamente ligada à ação. Traz, em todas as tentativas, aquele "q" de algo em movimento, algo que muda ou é capaz de modificar, e é neste sentido que entendo informação.Antes de definir informação, é preciso entender que trato do conhecimento como a alteração do estado cognitivo de um ser consciente. Outra coisa um tanto quanto "polêmica" é definir conhecimento, entretanto a momento, esta é a definição ideal.
O conhecimento é capaz de gerar algo que, ao deixar o estado cognitivo do transmissor, através de um suporte e de um sentido comum, pode gerar mudanças cognitivas ao receptor. A esse algo defino como informação. Assim, pode-se dizer que: Informação é o elemento de sentido capaz de alterar o estado cognitivo de um ser consciente.
Não é tão simples quanto parece. A informação é o conhecimento "em transmissão". É a ação. Entretanto, para gerar-se conhecimento, é preciso informação. Logo, o conhecimento é a informação "transmitida", "recebida". Para tal, é preciso haver entre as extremidades (transmissor e receptor), uma linguagem e um suporte capaz de transmitir essa informação.
À essa linguagem, Le Coadic (2004) trata como um conjunto de signos, com significados e significantes, que são transmitidos por papel, meios audiovisuais ou eletrônicos e etc, que comportam elementos de sentido. É de fundamental importância que haja entendimento, haja sentido nesses elementos. É o sentido contido neles que poderá ou não alterar o conhecimento de alguém.
Assim, podemos considerar que a informação só é informação se for capaz de comportar um sentido, sendo transmitida por uma linguagem de signos com significados (e respectivos significantes) para alterar o estado cognitivo de um dado ser consciente. Se não houver essa alteração, pode-se dizer que não houve informação, uma vez que a consequência direta de sua existência seria gerar conhecimento, modificá-lo de alguma forma. Entretanto, a alteração também depende do contexto ao qual está inserida. Periódicos científicos podem transmitir informação (e muita) a quem está fazendo uma graduação por exemplo, entretanto, àqueles que mal sabem ler, pode ser só um amontoado de palavras, sem sentido algum.
Esta é apenas mais uma definição sobre informação, mais um ponto de vista, aplica ao contexto de um jovem universitário no início de um curso. As informações contidas aqui, não possuem caráter científico, são apenas ideias, pensamentos, livres compreensões sobre algo tão interessante, que é este objeto de estudo. Tenham suas próprias conclusões, leiam, pesquisem, reflitam! E aproveitem para comentar o post também! Diz aí se discorda, concorda, ou se tem algo a completar (ou não), afinal, o que é informação para você?
Até a próxima,
Daniel Quirino
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